terça-feira, 1 de abril de 2008

Anvisa aprova teste que detecta HIV pela saliva

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou o teste de detecção de HIV por via oral. O exame usa a saliva, sai em 20 minutos e é 99% fiável.O teste oral não estará à venda nas farmácias. Será usado em centros de saúde, hospitais, clínicas e laboratórios. Segundo os entendidos, os testes rápidos seriam a melhor forma de melhorar as condições de vida das pessoas portadoras do vírus.O teste oral, feito com o aparelho OraQuick, pode detectar anticorpos do HIV-1 e do HIV-2 e é fácil de ser aplicado. Basta passar uma palheta (parecida com um cotonete) na gengiva e, então, mergulhá-la numa solução líquida reveladora. Se o resultado for positivo, duas linhas vermelhas aparecerão.

Reflexão:
Bem é de facto uma inovação que ajudará a facilitar a vida dos portadores de SIDA mas também todos aqueles que em caso de dúvida, e não queiram relacionar-se com pessoas portadoras, desfazer as duvidas, de uma forma simples e rápida. Mas isto levanta uma pergunta, sempre questionável: será que o vírus da SIDA pode-se transmitir através de um beijo? Pois se o teste é feito através da saliva não poderá haver essa transmissão? Na minha opinião acho que não…mas esta pergunta é sempre questionável…

3 comentários:

Anónimo disse...

Não tenho certeza...Mas acho que o virus em sí não se encontra em grande quantidade na saliva. E uma pessoa que tenha gengivite, afta, ou algum outro tipo de infecção na boca tem sim risco de ser contaminado. Disso já sabemos há muito. Mas se a pessoa tem uma boca saudavel diminuirá muito o risco de contaminação pela saliva.
O teste tal este em discução. Testa não a presença do virus em sí. Mas os anti-corpus que são detectados atravez do encontro da saliva com a tal proteína.

José Robson disse...

Olá, sou Brasileiro, Famacêutico-Bioquímico, Especialista em Análises Clínicas e Mestre em Doenças Infecciosas. O que o colega Thiago disse está correto. O que o novo teste ( e todos os demais testes sorológicos, que não os de chamada 4ª geração) detecta são anticorpos contra o vírus, que estarão distribuídos por todos os tecidos e fuidos do corpos e não o vírus em sí. Portanto, este novo teste não reacende esta possibilidade, sempre mencionada, da transmissão do HIV pela saliva e atos como beijar. Mas, como o amigo Thiago disse, em casos de lesões que possam estabelecer o que chamamos de "solução de continuidade", pode se dar sim a transmissão por esta via. Um abraço aos colegas do outro lado do Atlântico. José Robson Venturim, M.Sc.

Anónimo disse...

Acho que esse tipo de inovação merecia mais divulgação. Já conversei com alguns amigos médicos e poucos conhecem detalhes sobre o teste pois o governo ainda não esta fornecendo. Entrei no site do produto e esta bem informativo. Parece que o governo esta tentando reativar as campanhas de de teste com a fique sabendo mas eles estao fazendo com sangue. Acho isso um absurdo o governo não usar o que ha de moderno. Estou tentando descobrir onde posso me testar com o teste da saliva. Alguem sabe onde ja tem: