sábado, 5 de abril de 2008

Cancro: mais um passo para a cura

Fazer jejuar ratos durante dois dias permite proteger as células sãs do seu organismo contra os efeitos tóxicos da quimioterapia, uma descoberta potencialmente importante para tratar o cancro.
Os ratos submetidos a doses elevadas de quimioterapia após dois dias sem
alimento continuaram a ser vigorosos, enquanto aqueles que foram alimentados normalmente morreram. Além disso, os sobreviventes do grupo alimentado continuaram a perder peso e a enfraquecer.
Testes feitos em células humanas confirmaram a observação verificada nos ratos.
Tornar a quimioterapia mais selectiva é, há várias décadas, o objectivo prioritário da medicina, pois os médicos acreditam que poderiam controlar melhor o cancro, ou mesmo curá-lo, se a quimioterapia não fosse tão destrutiva para o resto do organismo. Durante décadas, os investigadores trabalharam no desenvolvimento de tratamentos sobre as células cancerosas, ao passo que os trabalhos de Valter Longo concentraram-se na protecção das outras células, as saudáveis.
Investigador na área do envelhecimento Valter Longo pretende agora proceder a um ensaio clínico em pequena escala e espera que os resultados confirmem as suas primeiras constatações.

Reflexão:
Seguem-se notícias e mais noticias muito animadoras sobre o tratamento do cancro. Esta nova descoberta abre novas perspectivas de tratamento possibilitando que as consequências desses mesmos tratamentos sejam menos agressivas. Espero que, de todas estas noticias que têm vindo à baila, algumas delas singre…

Sem comentários: