terça-feira, 29 de abril de 2008

Célula-tronco gera três tipos de células cardíacas

Cientistas conseguiram desenvolver três tipos de células cardíacas humanas a partir de células-tronco (também conhecidas como células-mãe ou células estaminais). A equipe tratou as CTs com um “cocktail” de factores de crescimento e moléculas envolvidas no desenvolvimento celular. Com a administração dos fatores de crescimento no ponto preciso do desenvolvimento, as CTs convertem-se em progenitoras de três tipos de células essenciais para o funcionamento do coração: cardiomiócitos, endoteliais e do músculo liso vascular.Os cientistas transplantaram uma mistura das células obtidas em ratos de laboratório com enfermidades cardíacas induzidas, e registraram melhora no estado de saúde dos animais.A pesquisa é polémica porque envolve a destruição de embriões humanos. A lei permite apenas o uso de embriões sobressalentes, congelados há mais de três anos em clínicas de fertilização in vitro, com autorização do casal doador. As CTs embrionárias são colhidas de embriões de cinco dias.

Reflexão:
Bem, de certa forma o que aqui vem dito nesta descoberta tem sido, há muito, especulado como possíveis formas de tratamento sendo, por isso, uma esperança para a medicina!
Desta seria, seria possível gerar novos tecidos, sem que houvesse rejeição por parte do corpo, contudo há muitos aspectos morais associados, pois há quem diga que células tronco já têm vida! Muito se fala…resta saber se algo se iráconcretizar…

1 comentário:

Anónimo disse...

horrivel até eles fazem melhor site www.narutoplayers.com