quarta-feira, 2 de abril de 2008

Descoberta da proteína reguladora da apoptose pode originar droga que enfraqueça células cancerosas

A proteína SMAC, encontrada nas mitocôndrias celulares, pode ser a reguladora da apoptose em mamíferos. Recém-descoberta, a proteína foi isolada numa grande cultura de células humanas por dois pesquisadores. Eles concluíram que ela provoca a liberação de caspases (enzimas que realizam a apoptose) no corpo celular.
A descoberta pode colaborar na elaboração de uma droga contra o cancro. Análises anteriores haviam mostrado que a proteína SMAC desempenhava papel importante na regulação da apoptose. Agora, descobriu-se que ela é capaz de anular a acção de um grupo de proteínas chamadas IAPs (inibidoras de apoptose), que estão sempre presentes nas células para impedir a actividade das caspases. As células tumorais, devido a sua intensa multiplicação, apresentam níveis muito elevados de IAPs para evitar a apoptose.
No entanto, há o risco de a droga agir também em células sadias, já que as IAPs de normais e cancerosas são idênticas – diferem apenas na quantidade. Assim, tecidos saudáveis começariam a sofrer apoptose e, portanto, a desaparecer.

Reflexão:
Bem mais uma forma de poder combater todo este problema: o cancro. Contudo, e segundo os estudos, este combate pode não ser tão rigoroso como se esperava, do tipo das células teleguiadas que matam as células com tumor. Pelo que é dito, este tratamento é muito semelhante à químio ou radioterapia, pelo que em pouco ou quase nada favorece relativamente aqueles que anteriormente relatei.

Sem comentários: