sábado, 5 de abril de 2008

Descoberta nova versão de interferão

Uma nova versão do interferão, proteína usada no tratamento de alguns tipos de tumores e infecções virais e parasitárias, foi descoberta.
O interferão é uma classe de glicoproteínas produzidas por todas as células do organismo. Até hoje, três tipos de interferão humano já foram isolados em laboratório e denominados alfa, beta e gama. A diferença entre eles reside na composição de seus aminoácidos. Os diferentes interferão alfa e gama são produzidos sobretudo pelos linfócitos e actuam na circulação, enquanto o beta, produzido principalmente nos fibroblastos (células do tecido conjuntivo), age sobre os tecidos.O interferão beta é usado no t
ratamento das hepatites B e C e da esclerose múltipla.O interferão descoberto pela equipe de Peregrino possui as mesmas características biológicas do interferão beta mais comum e provavelmente agirá sobre as mesmas doenças que ele. A vantagem é que a proteína recém-descoberta é muito mais estável que a outra.A nova substância, que também é produzida nos fibroblastos, já foi sintetizada em larga escala em laboratórios da universidade. O primeiro passo foi isolar o gene da proteína, encontrado na membrana amniótica da placenta humana. Em seguida, esse gene foi inoculado na bactéria Escherichia coli que, ao se reproduzir, fez com que ele se multiplicasse. Os estudos ainda estão sendo feitos em nível molecular, e os cientistas não sabem quando os testes sobre a acção da substância no metabolismo humano serão realizados.

Reflexão:
Enfim, a cada dia que passa a ciência surpreendo-nos cada vez mais, sendo que a maior parte das vezes é pela positiva como neste caso... É sempre bom saber de novidades como estas pois assim temos a certeza que os processos de investigação que visam a destruição e o combate de algumas doenças estão em curso.

Sem comentários: